6 dicas de tours para fazer em Lisboa
- Oi Italia! A Italia Sob Medida para Você!

- 11 de dez. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 9 de nov. de 2025
Vai pra Lisboa e precisa de algumas dicas sobre a cidade? Veja aqui dicas de 6 tours imperdíveis pra fazer por lá!
Eu AMO Lisboa, e sempre que posso me mando prá lá, seja prá ir em algum festival de música, seja pra fazer uma orgia gastronômica, porque se existe um lugar bom pra comer, Lisboa é "o" lugar!
Cada passo que você dá em Lisboa te remete a algum lugar do Brasil, mas com um ar de limpeza e segurança que infelizmente falta em muitas das nossas cidades. Isso é uma das coisas mais loucas da cidade que com sua arquitetura, gastronomia e cultura te faz entender bem sobre a colonização do Brasil e de onde vem boa parte do nosso jeitinho.
Exatamente por esse motivo acho que vale muito a pena fazer um tour pela cidade com um guia que passeia contigo e te conta a história portuguesa.
A primeira vez que fui usamos um guia da Civitatis para fazer vários pontos que compensam muito saber suas historias e estar acompanhado por alguém que conhece os primórdios de cada um deles. Por isso deixo abaixo uma lista de tours que acho válidos serem feitos com um guia.
Visita guiada por Lisboa: Passando pelos mais importantes pontos turísticos, fizemos um walking tour pelos bairros mais famosos da cidade, a guia nos levou pra dar um rolê de bondinho e paramos para tomar um café com um pastel de nata enquanto papeávamos sobre nossas parecidíssimas culturas. Esse tour durou 3 horas e foi bem importante para ter uma noção da vida na cidade.
Free Tour Mouraria e Graça: Logo após, fizemos um free tour pelo bairro da Mouraria, berço do fado onde pudemos conhecer um pouco da história desse ritmo português, apreciar os murais que decoram as fachadas das casas e também conta com muitas vielas onde o forte é a street art. De lá seguimos para o bairro da Graça, onde no mirante você tem uma das vistas mais incríveis da cidade. Terminamos o tour no Mercado de Santa Clara. O tour durou 2:30, foi bem bacana e apesar de ser gratuito é de bom tom você deixar uma caixinha para a guia, que foi sensacional!
Free Tour pelo Bairro de Belém: Como sou dessas dos "free tour", resolvi conhecer Belém nesse esquema e não me arrependi! No coração de Belém o guia nos contou tudo sobre a "era dos descobrimentos" e nos contou também a historia dos famosos pastéis de Belém enquanto comíamos um. Visitamos também o Mosteiro dos Jeronimos, a Torre de Belém e o Monumento aos Descobrimentos.
Tour do Fado + Espetáculo com aperitivo: Depois que conheci a história da Mouraria, fiquei curiosa para saber mais sobre a historia das tristes melodias e ver um espetáculo de fado na cidade. Escolhi esse tour pois além do show de fado tava incluso um jantar bem típico português!
Excursão a Sintra e Cascais:Perto de Lisboa, existem outras cidadezinhas incríveis também que a visita acaba sendo necessária. Como é o caso de Sintra, onde além do Palacio dia Pena e do Castelo dos Mouros, é famosa também por alguns doces produzidos na cidade, como é o caso da queijadinha e dos travesseiros de Sintra! O Palácio da Pena é um lugar que faz toda diferença se você vai com um guia, e quanto aos doces também é bacana ter quem te indique onde comer os melhores da cidade.
Outro ponto a ser incluído na sua temporada por Lisboa é Cascais e o Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa. Cascais é linda e suas praias são maravilhosas!
Como estáva com o tempo curto na minha primeira visita a Lisboa e queria conhecer algumas cidadezinhas por perto, fechei um tour que faz Sintra e Cascais de uma única vez, sem perder tempo e com o conforto de não ficar perdida nos terminais de ônibus, pois esse tour tem um micro-ônibus que te leva à esses 2 lugares e conta com um guia genial.
Excursão a Óbidos, Fatima e Nazaré: Por conta do tempo curto e da grande vontade de conhecer Óbidos, Fatima e Nazaré, acabei fechando um tour de 1 dia que me levou nessas 3 cidades.
Óbidos é uma vila medieval coberta de flores e é também a terra do chocolate e da ginjinha, um licor português delicioso que se bebe em um copinho feito de chocolate.
Fátima é parada obrigatória para os cristãos do mundo todo que querem conhecer o Santuário.
E Nazaré, quem gosta de altas ondas é um dos melhores lugares do mundo para surfar. Além de ser uma vila de pescadores bem bonitinha!
Segue abaixo o tour que fechei:
Existem muitas outras coisas para fazer por Lisboa sem você precisar de um guia, mas indiquei esses tours guiados porque nesses pontos específicos ter a presença de um faz toda a diferença.
Espero que gostem das dicas e let's go together!




Comentários