10 lugares imperdíveis para conhecer em Santiago
- Oi Italia! A Italia Sob Medida para Você!

- 11 de dez. de 2021
- 8 min de leitura
Atualizado: 9 de nov. de 2025

Para quem tá programando uma viagem, gosta de aventura, agitação e muito vinho, o Chile é um ótimo destino e lindo em qualquer época do ano.
E para começar a falar do Chile nada melhor que começar falando sobre Santiago.
Santiago é a capital e a maior cidade do Chile. Fica no vale central entre os Andes e o Oceano Pacífico Sul.
Seu clima pode variar de abaixo de 0ºC à 9ºC no inverno e no verão atinge fácil aos 30ºC.
Como qualquer cidade grande, Santiago te oferece muitas opções de lugares à conhecer e de coisas para fazer, além de te proporcionar um bom vinho a cada esquina!
Com uma vida cultural agitada, Santiago sempre recebe exposições e shows internacionais mas conta também com o Museo Chileno de Arte Precolombino e o Museo de la Memoria y los Derechos Humanos (que tem um acervo incrível que nos conta os detalhes de como foi a Ditadura Militar no Chile).
Quem procura uma viagem enogastronômica, Santiago é o lugar certo, pois além de muitas vinícolas na própria capital, fica muito próxima de vinícolas do Vale del Maipo e do Vale de Casablanca.
A noite é sempre regada com bons drinks à base de pisco.
# 10 lugares imperdíveis em Santiago
Plaza de Armas,
Cerro San Cristóbal,
Palacio de la Moneda,
La Chascona (Casa de Pablo Neruda),
Sky Costanera,
Barrio Bellavista,
Cerro Santa Lucia,
The Clinic Bar,
La Riojera Bar
Tour das Vinícolas
Leia Também: 7 deliciosos pratos típicos chilenos
1 - Plaza de Armas

Além de ser o marco 0 de Santiago, a Plaza de Armas é famosa também pela arquitetura de seus edifícios históricos e seu contraste entre o antigo e moderno.
Foi dela que Pedro de Valdivia pediu que Gamboa começasse a projetar a cidade de Santiago em 1541 e dela você pode começar seu tour pela região central da cidade.

Nela se encontra a Catedral Metropolitana, que é um dos monumentos nacionais do Chile, com seu imponente interior cheio de detalhes arquitetônicos.
2 - Cerro San Cristóbal
A bordo de um funicular você sobe até o 2º ponto mais alto de Santiago.
Nele fica situado o jardim botanico, o zoológico nacional e possui 2 piscinas e um playground, e caso você esteja com crianças é uma boa fazer uma parada por lá.
Caso seu interesse seja mesmo só apreciar a beleza da cidade com a Cordilheira dos Andes como pano de fundo, você pode comprar o ticket direto para "el cumbre" (o topo do cerro).

No topo se encontra também o Santuário Imaculada Conceição, com uma imagem da mesma esculpida em uma altura de 22 metros.
É daqui de cima que você pode dar uma volta no teleférico e ver a vista de um dos mais famosos cartões postais da cidade percorrendo um trajeto de quase 5 km.
3 - Palacio de la Moneda
É onde está abrigado o Presidente da República e também alguns Ministérios.

É possível fazer uma visita guiada e gratuita ao Palácio desde que você faça o agendamento preenchendo com antecedência um formulário disponível no site do Governo do Chile. As vagas são limitadas, por isso convém que você faça isso com no mínimo 3 semanas de antecedência.
No subsolo do Palácio se encontra o Centro Cultural La Moneda e a entrada é gratuita de segunda à sexta até ao meio dia.
Nele está todo o acervo do patrimônio visual e audiovisual nacional e internacional exibidos em exposições de arte, desenho, fotografia, etc.
Conta também com a Cinemateca Nacional, que possui uma sala de cinema com 210 lugares e um mini cimenta com 40 lugares. O espaço dispõe de 12.303 rolos de filmes, alem de um laboratório de restauração de filmes e um arquivo digital.
4- La Chascona (Casa de Pablo Neruda)
Próximo ao Cerro San Cristóbal, localizada no Barrio Bellavista se encontra uma das três casas do poeta Pablo Neruda que viraram museus (as outras duas são La Sebastiana, em Valparaiso e Isla Negra, em San Antonio, costa central do Chile).

La Chascona foi construída para que Neruda presenteasse uma de suas amantes, Matilde Urrutia, que por ter os cabelos ruivos tinha o apelido de "chascona".
Ela tem um formato estranho, pois foi projetada para que Pablo pudesse
acompanhar o trajeto do sol com a Cordilheira dos Andes de fundo e foi se expandindo aos poucos a partir de 1955, quando Neruda se separou da esposa e passou a viver com Matilde na casa.
Neruda era também um colecionador e acumulador de objetos, o que o levava a projetar os cômodos para abrigar de melhor forma suas coleções, um dos motivos para sua arquitetura incomum.
Durante a ditadura chilena a casa foi vandalizada e inundada, mas Matilde se esforçou para reconstruí-la e viveu ali até morrer em 1985.
Pablo e Matilde estão enterrados juntos na casa Isla Negra, que das três casas é a que mais se parece um verdadeiro museu.
5 - Sky Costanera

No 61º andar do edifício mais alto da América do Sul, o Sky Costaneira fica localizado na Grand Torre Santiago que faz parte do complexo do Shopping Costaneira Center, no bairro Providência.
O mirante oferece uma vista 360º graus de Santiago à 300 metros de altura.
6 - Barrio Bellavista

O bairro que fica entre o Rio Mapocho e o Cerro San Cristóbal é conhecido por ser o mais boêmio de Santiago.
Com inúmeros, restaurantes, barzinhos, boutiques e galerias de arte é habitado por muitos artistas, músicos, escritores e intelectuais da cidade.
Durante o dia, em um passeio pelo bairro você fica maravilhado com a paisagem de casinhas coloridas ao pé do Cerro San Cristóbal, com os murais pintados nos muros e com as peças de artesanato feitas com lápis lazuli, a pedra mais famosa do Chile.

A vida noturna no bairro também é agitada! Vc encontra baladas de todos os tipos e para todos os gostos.
O Patio Bellavista é um complexo formado por vários cafés, restaurantes, barzinhos com música ao vivo e lojinhas que ficam em torno de uma praça. É um dos lugares mais procurados para curtir a noite.
7 - Cerro Santa Lucia
Foi no pé desse cerro que Valdivia fundou oficialmente Santiago em 1541. Até 1540 o cerro se chamava Huélen, nome atribuído pelos índios Mapuche que nessa linguagem significa algo como tristeza e sofrimento.

Em 1540 Valdivia o nomeou Cerro Santa Lucia em homenagem a uma mulher que no final do século três viveu por apenas 21 anos e é considerada santa pelas igrejas Católica, Luterana e Ortodoxa.
Lá estão localizados também a Terrazza de Neptuno, inspirada na Fontana di Trevi, o Jardín Circular,o mirante de qual se pode ter a vista mais bela de Santiago e de onde todos os dias ao meio dia é disparado um dos canhões que existem no parque, a Terrazza Caupolican e o Castillo Hidalgo, esse último ultimamente usado como espaço para eventos.

A entrada no Cerro é gratuita e da Terrazza Neptuno todos os sábados, domingos e segundas feiras as 10h sai um tour guiado gratuito pela cidade.
8 - The Clinic Bar

Esse bar raramente é frequentado por turistas e nele você pode vislumbrar um pouco da cultura hipster de Santiago. Se você não conhece bem a história política do Chile, fica um pouco difícil entender as muitas piadas e sátiras que nele estão expostas.
É o boteco oficial do jornal semanal mais criativo do Chile: o The Clinic que começou em 1988 como uma simples revista e hoje em dia se tornou uma empresa séria de mídia, mas sempre mantendo o bom humor nas matérias. É uma espécie de "Revista Mad", que quem é dos anos 80 sabe bem do que se trata!

Com uma ideologia inegavelmente esquerdista, o bar que é sempre crítico da mídia convencional e do sistema politico chileno é bem alinhado com a juventude chilena de hoje em dia.
Todas as vezes que vou à Santiago, faço questão de ir a esse bar, que além de um clima divertido faz sucesso pelos bons drinks que preparam, como o famoso Terremoto, que é um mix de Fernet, sorvete de abacaxi, vinho branco e açúcar.
O The Clinic fica no Barrio Bellas Artes e você
chega facilmente de metrô. Basta descer na estação Santa Ana e caminhar poucos minutos.
9 - La Piojera Bar

No meio do centro de Santiago, esse é o bar mais tradicional de Santiago inaugurado em 1916 e com a terceira geração da família administrando o negócio.
O bar mantém as tradições culinárias e folclóricas chilenas e era muito visitado por ministros e funcionários do governo antigamente. Ganhou esse nome em 1922, após Arturo Alessandri Palma, o presidente do Chile na época ser levado lá por algum de seus ministros e quando chegou exclamou: " Y a esta piojera me han traído?" ( Foi neste cafofo que me trouxeram?!).O cardápio conta com especialidades chilenas, como o pernil à parrilla, o pastel de choco e as chorrillanas e os "comes e bebes" por lá são sempre regados à música tipicamente chilena.
10 - Tour pelas vinícolas
Você pode intercalar as vinícolas entre um passeio e outro ou pode fazer como eu: tirar um dia inteiro para ficar bêbada e visitar várias de uma vez só!
Minha primeira parada foi na Vinícola Aquitania, que fica ao pé dos Andes. Uma vinícola pequena e bem intimista onde fiz um tour que durou 1 hora com direito a degustação de 3 tipos de vinhos produzidos por eles.

De lá, segui para a Cousino Macul, que fica próxima e é a vinícola mais antiga de Santiago.
Na Cousino Macul é possível fazer 3 tipos de tour: o Regular com degustação de 4 rótulos e dura aproximadamente 1 hora, o Premium que inclui a degustação de 6 rótulos da casa acompanhados por queijos e o tour de bicicleta, que deve ser reservado antecipadamente e oferece degustação de 4 rótulos.
Depois de provar 7 tipos de vinhos diferentes, resolvi que era hora de fazer uma pausa para almoçar ou não chegaria viva na terceira e ultima vinícola do dia: a Concha y Toro.

A Concha y Toro oferece 6 tipos de tour (que vou falar sobre eles mais pra frente em um post especifico): o Tradicional, o Gran Reserva, o tour Casillero del Diablo, o Tour Marques de Casa Concha, o Aromas e o Fine Wines. A maioria deles tem duração de 70 minutos com exceção do tour Aromas que tem duração de 115 minutos.
A dica aqui é sempre fazer um dos últimos tours do dia que seja servido no wine bar, pois como a maioria das vezes esses tours mais caros não são cheios, para não desperdiçarem os vinhos das garrafas abertas eles costumam dividir entre quem esta fazendo a degustação e você sempre acaba tomando muito mais vinho do que tinha se programado.
Se você quer saber mais sobre Santiago, veja esse video feiro pelo site oficial de turismo no Chile:
E você, já conhece Santiago? Quais são seus lugares preferidos na capital chilena? Deixe nos comentários suas dicas sobre a cidade!
#andletsgowhere #santiagodochile #chile #santiago #plazadearmassantiago #cerrosancristobal #palaciodelamoneda #lachascona #pabloneruda #barriobellavista #patiobellavista #skycostanera #cerrosantalucia #dicasdochile #theclinic #lapiojera #vinochileno #conhecasantiago #letsgotochile



Comentários